PESQUISE NO GOOGLE

Custom Search

domingo, 3 de julho de 2011

Fitoterapia para Hipertrofia muscular

Tribulus Terrestris
O que é?
Tribulus Terrestris é uma planta trepadeira comumente conhecida como a Videira da Punctura que cresce em climas moderados e é encontrada principalmente nos USA, México, Europa Oriental, Índia e China. Vem sendo usado a muito tempo por povos de diversos lugares do mundo como um tônico, que aumenta a força e o vigor físico.
O que ele faz?
O Tribulus Terrestris aumenta os níveis de Testosterona, consequência ajuda com problemas de disfunção erétil, aumenta a libido, ajuda na produção de esperma, aumenta a força e a massa muscular.
Como funcinona?
O Tribulus possui uma substância denominada Saponinas Esteroidais que são as responsáveis por estimular a Hipófise a produzir o Hormônio Luteinizante (LH), que por sua vez estimula as Células de Leydig (nos testículos) a produzir mais Testosterona. Tribulus também possui uma outra substância chamada de Protodioscins, essa age directo nas Glândulas Adrenais que por sua vez são estimuladas a produzirem 5-Dehydroepiandrosterone (DHEA), outra substância presente na produção da Testosterona. Através de todo esse processo o Tribulus Terrestris aumenta os níveis de Testosterona Livre no corpo.
Como usar?
Ainda não existe um protocolo de dosagem definido para o uso de Tribulus, a mais aceita sugere doses de 250mg a 2000mg distribuidas durante o dia. De acordo com as pesquisas, é recomendado o uso de Tribulus em formato de ciclo, que consiste na ingestão por 5 dias consecutivos, seguido de dois dias de descanso. Assim sucessivamente durante 8 semanas. Após esse período, sua ingestão deve ser suspensa por 2 semanas, retomando o seu uso na sequência.
Existem efeitos colaterais?
Pesquisas da Human Research mostrou que Tribulus Terrestris é seguro e livre de efeitos colaterais, mas como seus extratos tem efeitos diuréticos por isso é contra-indicado caso você esteja usando outro medicamento com essa propriedade.

Urtiga
O que é?
A Urtiga, ou Urtiga Dioica, é uma planta da família Urticaceae, nativa da Eurásia e que possui uma longa história de uso como medicamento e alimento.
O que ela faz?
Pesquisas mostram que o Extrato de Urtiga é eficiente no combate a queda de cabelo (através do bloqueio da enzima 5-alfa redutase), retenção hídrica, tratamento das vias urinárias, Hiperplasia Prostática e na inibição da Aromatase (como falado no artigo "Como Aumentar a sua Testosterona", a Aromatase aumenta os níveis de Estrogênio no corpo e fazem cair o de Testosterona). O Extrato de Urtiga também facilita as trocas metabólicas, estimula a atividade das Glândulas Endócrinas e estimula a produção de Glóbulos Vermelhos.
Como funcinona?
A Urtiga possui uma substância, de nome complicado, chamada de Ácido 9-Hidroxi-10-Trans-12-Cis-Octadecadienic (HOA). Essa substância é responsável por dois dos principais efeitos do Extrato de Urtiga, a inibição da Aromatase e a conversão de Testosterona em 5α-Di-hidrotestosterona (DHT). Simplificando, a HOA impede que a Testosterona se ligue a SHGB inibindo assim a Aromatase, consequentemente impedindo a conversão da Testosterona em Estrogênio e aumentando assim os níveis de Testosterona Livre. A HOA também impede a conversão de Testosterona em DHT através do bloqueio da enzima 5-Alfa Redutase, o que consequentemente aumentam os níveis de Testosterona Livre.
Como usar?
O protocolo mais aceito, e os utilizados nos estudos em que nos baseamos, é de 300mg a 600mg de Extrato de Urtiga/Dia.
Existem efeitos colaterais?
As pesquisas não apontaram nenhum colateral.



Extrato de Fenacho
O que é?
Fenacho (Trigonella foenum-graecum), ou Feno Grego, é uma planta da família das Fabaceaes. É nativa do sul da Europa e também da região oeste da Ásia. É usado como erva (folha) e como tempero (semente).
O que ele faz?
Pesquisas mostram que a utilização de Extrato de Fenacho trás vários benefícios a saúde, dentre eles estão: aumento da libido, ajuda a diminuir a celulite, ajuda a controlar o Diabetes, faz com que o intestino funcione melhor, etc, etc. Porém os benefícios que mais nos interessam são o aumento da Testosterona Livre e a melhor utilização da Insulina pelo corpo. Alguns atletas relataram o aumento no apetite, o que pode ser de grande ajuda aos Hardgainers de plantão.
Como funcinona?
Existe uma substância no Fenacho denominada Saponina Furostanolic. Essa substância estimula a Hipófise a liberar o Hormônio Luteinizante (LH), que vai agir nos testículos aumentando a produção de Testosterona. As Saponinas Furostanolic também vão agir nas Glândulas Adrenais, estimulando a liberação de 5-Dehydroepiandrosterone (DHEA) que por sua vez também vai aumentar a produção de Testosterona.
Como usar?
Segundo os estudos as doses de Fenacho devem ficar em 500mg a 2000mg/dia.
Existem efeitos colaterais?
Não foram apresentados efeitos colaterais na utilização do Fenacho como suplemento nutricional.


Tongkat Ali
O que é?
Tongkat Ali, ou Longjack, é uma erva amarga extraída de um arbusto originário do sudeste da Ásia. O seu extracto é obtido das suas raízes, são nelas que se encontram as substâncias responsáveis pelas suas propriedades Fitoterápicas.
O que ela faz?
Tongkat vem sendo usado já a bastante tempo como afrodisíaco principalmente por aumentar os níveis de Testosterona. Porém existem muitos outros benefícios ligados a sua ingestão (muitos deles por consequência do aumento da Testosterona) como: aumento do desempenho sexual, melhora na capacidade física, fortalece o sistema imunológico, aumenta a massa muscular magra, a força, a velocidade da recuperação pós-treino e reduz a gordura corporal.
Como funcinona?
Tongkat possui substâncias que estimulam a produção de Testosterona através do aumento dos níveis de LH. Tongkat também ajuda a reduzir os níveis de SHBG (o SHBG auxilia na conversão de Testosterona em Estrogênio), ajudando a aumentar ainda mais os níveis de Testosterona Livre.
Como usar?
A dose geralmente utilizada fica em torno de 200mg a 300mg 3 vezes ao dia. Seu uso deve ser em ciclos, como o do Tribulus Terrestris.
Existem efeitos colaterais?
Pesquisas mostram que a suplementação com Tongkat é segura e livre de efeitos colaterais.


Avena Sativa
O que é?
Com certeza você já comeu Avena Sativa pelo menos uma vez na sua vida. Avena Sativa é o nome científico da Aveia comum (integral). A Aveia é uma espécie de cereal cultivado em zonas temperadas pelo mundo todo. Estudos arqueológicos datam o começo de sua utilização na Europa da idade do bronze, mas isso fica a título de curiosidade.
O que ela faz?
Existem muitos benefícios que a Aveia trás para a saúde geral do nosso organismo. Vamos citar algumas delas aqui, e no restante do texto vamos explicar melhor a parte que realmente nos interessa. Benefícios: mantém a flora intestinal saudável, melhora a absorção dos nutrientes pelo intestino, estimula o apetite, aumenta a energia física e psíquica, regula o intestino, ajuda a baixar o colesterol ruim, previne a queda de cabelo, previne a cárie, ajuda no controle do diabetes, etc, etc, etc e para nossa alegria, aumenta os níveis de testosterona.
Como funcinona?
Como a maioria dos fitoterápicos que citamos aqui, a Aveia aumenta os níveis de Testosterona através do estimulo a Hipófise e, consequentemente, a liberação de Hormônio Luteinizante (LH). A Aveia também contém Zinco, um mineral essencial na produção da Testosterona e na saúde geral do organismo. Obviamente você precisa de uma quantidade bem elevada de Aveia para conseguir um efeito anabólico razoável, porém estudos mostram que a substância que faz com que a Aveia estimule o aumento da Testosterona é uma Saponina bem parecida com a Saponina Furostanolic, ou seja, você pode usar um Extrato de Aveia concentrado para conseguir melhores resultados na estimulação a Testosterona.
Como usar?
Para a utilização do Extrato de Avena Sativa concentrado o ideal é usar cerca de 100mg a 300mg por dose. Você pode ingerir duas doses dia, uma delas cerca de 30 a 60 minutos antes dos seus treinos.
Existem efeitos colaterais?
A Aveia demonstrou em pesquisas ser totalmente segura para o consumo, mesmo os seus extratos concentrados não apresentaram efeitos colaterais.


Maca Peruana
O que é?
A Maca (Lepidium Meyenii), ou Ginseng dos Andes, é um vegetal crucífero nativo das Montanhas Andinas do Peru. Vem sendo utilizada desde a época dos Incas como um tônico capaz de aumentar a capacidade física e manter o bom funcionamento do organismo, porém ganhou fama como estimulante da libido.
O que ela faz?
A Maca possui benefícios e atributos que agradam a qualquer um, seja atleta, ou simplesmente alguém que quer se sentir melhor. Ela faz com que as pessoas se sintam com mais energia, mais fortes e resistentes ao dia a dia. Também vem sendo usada, já a algum tempo, para aliviar os sintomas da Menopausa, Andropausa e desequilíbrio hormonal em homens e mulheres.
Como funcinona?
As pesquisas não demostram exatamente o que faz desse vegetal crucífero um estimulante. O mais certo (e o que a maioria das pesquisas dizem) é que o seu efeito estimulante na verdade é a ação de várias substâncias em conjunto. Como já discutido no artigo sobre "Como Aumentar sua Testosterona", os vegetais crucíferos possuem uma substâncias denominada Diindolylmethane (DIM), que ajuda o organismo a se livrar do Estrogênio e, consequentemente, os níveis de Testosterona sobem. A Maca também possui aminoácidos, vitaminas e minerais que contribuem com sua ação estimulante, dentre eles estão o Zinco (necessário para a produção de Testosterona), a Arginina (que é um precursor do Óxido Nítrico, que ajuda na vasodilatação) e também os aminoácidos Fenilalanina, Tirosina e Histidina (necessários na fabricação de neurotransmissores, como a Dopamina e a Noradrenalina, responsáveis por transmitir os sinais do sistema nervoso ao corpo). Porém uma outra substância parece ser a responsável por sua ação junto a Testosterona, o nome dela é "p-Methoxybenzyl Isothiocyanate" e, segundos os estudos, é ela quem estimula a produção do Hormônio Luteinizante (LH) que consequentemente aumenta os níveis de Testosterona.
Como usar?
O protocolo mais utilizado é de 500mg/3 vezes ao dia junto das refeições.
Existem efeitos colaterais?
As pesquisas não apontam efeitos colaterais no uso de Maca Peruana.



Mucuna Pruriens
O que é?
A Mucuna é uma planta da família das leguminosas que é usada como alimento e remédio na Índia, Africa Ocidental e na América Central.
O que ela faz?
A Mucuna é rica em um aminoácido chamado L-Dopa, que ajuda a baixar o colesterol e os níveis de açúcar no sangue. Também aumenta a produção de GH (hormônio do crescimento), o que ajuda no ganho e massa magra. Segundo estudos, a Mucuna também aumenta os níveis de testosterona, o que ajuda no ganho de massa muscular magra.
Como funcinona?
O extrato de Mucuna estimula a Hipófise a liberar o Hormônio do Crescimento (GH) e o Hormônio Luteinizante (LH) que por sua vez estimula a produção de Testosterona junto aos testículos.
Como usar?
A dose recomendada é de 400mg ao dia. Cada 400mg de Mucuna deve conter em média 15% de L-Dopa para um melhor efeito.
Existem efeitos colaterais?
Doses elevadas de Mucuna podem causar super-estimulação, aumento da temperatura corporal e insônia.


Epimedium Grandiflorum
O que é?
Epimedium Grandiflorum também conhecido como, Semente de Bode Tarado, é uma planta angiosperma (planta que possui flor) da família das Berberidaceae. É nativa da China, Koréia e Japão e ficou conhecida principalmente pela sua capacidade em aumentar a libido.
O que ele faz?
O Epimedium Grandiflorum, melhora a circulação, aumenta a energia, aumenta os níveis de Testosterona, ajuda com o equilíbrio hormonal, melhora o desempenho sexual, aumenta a produção de esperma e aumenta o desejo sexual. Por aumentar a Testosterona, consequentemente, também aumenta a massa muscular e a força muscular.
Como funcinona?
Pesquisas mostram que o Epimedium Grandiflorum aumenta significativamente os níveis de Testosterona, porém não apresentou qual de suas substâncias é a principal responsável por isso ocorrer. Na realidade, o que parece, é que um conjunto de substâncias trabalham para que os níveis de Testosterona aumentem (como no caso da Maca). Como não existem muitas pesquisas sobre esse fitoterápico, não temos como descrever exatamente o que acontece no seu organismo com o uso de Epimedium Grandiflorum, porém assim que novos estudos saírem, atualizaremos o artigo.
Como usar?
O protocolo mais aceito e indicado na maioria das pesquisas é o de 500mg/2 vezes ao dia.
Existem efeitos colaterais?
As pesquisas não apresentaram efeitos colaterais no uso de Epimedium Grandiflorum.


Conclusão
Existem muitas outras fontes naturais para o aumento dos níveis de Testosterona que deixamos de citar aqui. Algumas por não terem ainda pesquisas que deem suporte aos seus efeitos, outras por trazerem efeitos colaterais os quais julgamos não serem interessantes para você. Porém esse vai ser um artigo fixo, atualizado constantemente e repostado em novas edições conforme forem adicionadas novas informações. Outro ponto interessante, e que com certeza a maioria vai se perguntar, é o uso de um combo misturando alguns desses extratos afim de potencializar os seus efeitos. Estamos pesquisando algumas combinações que sejam benéficas e que não tragam malefícios a saúde. Assim que tivermos uma fórmula com efeito comprovado postaremos aqui, por enquanto nós sugerimos a vocês não misturarem esses extratos, principalmente os mais potentes, como Tribulus, Tongkat e o Fenacho. Porém não se esqueça! Essas plantas não vão fazer milagres sozinhas! Você precisa manter seus treinos com 100% de intensidade, sua alimentação tem que estar perfeita, assim como seu descanso.
Bons Treinos!